Saiba como recuperar psicologicamente de uma lesão músculo-esquelética

Acessos: 38

Confira estas dicas para regressar ao jogo

Quando você se machuca, a recuperação tem dois aspectos estreitamente ligados: O físico e o mental. Muitas vezes, as pessoas esquecem que precisam recuperar-se mentalmente. O dano emocional resultante da lesão, que invariavelmente vai muito além da recuperação física.
Depois de sofrer uma lesão tecidual, você fica limitado em certos tipos de atividades que pode realizar. Psicologicamente isto pode ser devastador se não mudar de actitude. Existem várias maneiras de permanecer positivo mentalmente enquanto se recupera fisicamente.

Veja algumas dicas derivadas da minha experiencia como medico e como alguem que já ficou machucado:

1. Pratique gratidão. Embora seja difícil lidar com uma lesão, você tem tempo para pensar sobre actividades que não foi capaz de fazer antes. Por exemplo, faça uma pausa no trabalho, leia um bom livro, acompanhe um programa ou assista a filmes que pretendia assistir.

2. Mude sua perspectiva. Coloque o tempo e a energia que você usaria normalmente para se exercitar para recuperar-se. Algo muito importante, lembre-se de que porque você está descansando não significa que é improductivo. Descansar permite curar, o que é produtivo.

3. Mantenha um diário. Sim, se você se sentir preocupado a lesão quando sentir dor, mantenha um diário da mesma. Registre o comportamento, o resultado. Foi embora? Quanto tempo levou? O que você fez para ela diminuir? Essa estratégia pode funcionar para aumentar a confiança em seu corpo.

4. Estabeleça metas. A diferença entre etapas e obstáculos esta no objetivo final. Se matem sua atenção no objectivo final, neste caso sua recuperação, cada obstáculo do percurso será visto como uma etapa a ultrapassar. Defina metas novas e menores para si mesmo. Se você definir metas menores quando se trata de sua recuperação, ficará feliz quando as colocar em prática e começar a alcançá-las.

5. Concentre-se nas coisas que você pode controlar. Por exemplo, a dieta, a hidratação, os analgésicos. Dependendo da lesão, você também pode encontrar maneiras alternativas de se exercitar. Se você tiver uma lesão no braço, tente fazer mais trabalho nas pernas, como agachamentos com peso corporal. Se você machucar a perna, tente trabalhar os braços. Fazer essas coisas ainda permite que você faça algum tipo de exercício ou não perca todo o trabalho que ganhou ao ganhar peso, e isso mantém sua mentalidade positiva.

6. Encontre um hob. Redirecione sua energia para outra coisa que você goste, como cozinhar, escrever um blog, fazer um curso no Youtube, etc.
7. Medite. Se você se sentir estressado por não conseguir se recuperar tão rápido quanto quiser, reserve um tempo para meditar. Ficar parado e concentrado na respiração acalma o sistema nervoso e reduz o estresse.

8. Atenha-se ao programa de reabilitação. Fazer mais reabilitação do que o recomendado não o cura mais rapidamente, e fazer menos do que o recomendado pode atrapalhar sua recuperação.

9. Não se isole. Tente manter sua rotina social normal o máximo possível. Se você ainda estiver comunicando e socializando regularmente com a família e os amigos, não se sentirá tão deprimido.

10. Mantenha-se positivo. Saiba que qualquer assunto em que nos fixamos o nosso cérebro tem tendência a magnificar-se. Por vezes o dano psicológico de uma lesão tecidual perdura mesmo depois da cicatrização da lesão.

Sobre Dr. Santiago Castillo Avila 57 artigos
Cirurgião Ortopedista. Especialista em Ortopedia Pediátrica CEO do ORTOCENTRO do Benfica Consultório CMA-Talatona. Tel: 935 556684 - 927 625 077 Luanda. Angola