Para quando um Centro de Trauma?

Hits: 290

 traumacenterUma das iniciativas mais bem-sucedidas no sistema da saúde em Angola foi o Centro Oftalmológico de Benguela. Esta instituição virou o lugar de referência para problemas da visão pela qualidade do atendimento e a eficácia nos tratamentos.  Recentemente foi publicado o início da construção de um instituto dedicado ao tratamento dos distúrbios hemáticos. As doenças do foro hematológico são um problema de saúde importantíssimo, por isso esta iniciativa é bem-vinda.

Conforme foi analisado nos vários congressos da Sociedade Angolana de Ortopedia e Traumatologia (SAOT), os acidentes de viação são a segunda causa de morte no país. Certamente a primeira causa de sequelas incapacitantes. Metade dos óbitos em acidentes de viação acontecem no acto. O acidentado tem morte imediata por lesões incompatíveis com a vida. O resto morre  no transporte  para o centro de assistência  ou já  no hospital. Para diminuir as mortes no primeiro grupo é necessário uma melhor educação rodoviária, a prevenção e a punição dos prevaricadores. Tambem é impresindivel melhorar e controlar o estado técnico dos veiculos e das vias.

O tratamento para o  grupo,  os que sobrevivem ao acidente, é da responsabilidade do Sistema de Saúde Publica. Só com a assistência rápida aos lesionados e o tratamento correcto nos hospitais, pode diminuir a mortalidade neste grupo. Neste sentido ter um Centro de Trauma  (ou vários centros) é uma iniciativa  interessante.

Isto não é novidade. Países com sistemas de saúde melhor estructurados tem Centros de Trauma para poli-traumas graves.

O que é um Centro de Trauma?
Um centro de trauma pode ser uma área de um hospital, ou até um hospital, convenientemente equipado para tratar lesões de alto risco. Pense em ferimentos de bala, poli-traumatizados, acidentes com elevado numero de victimas, pacientes com grandes queimadura, etc . Os centros de trauma tem um atendimento muito mais extenso e intenso do que os bancos de urgências. A diferença entre ser atendido um centro de trauma ou  num de banco de urgência, pode definir a  sobrevivência do paciente.

Diferenças entre centros de trauma e  bancos de urgências.
Os bancos de urgência fornecem cuidados às pessoas com lesões que variam, desde um tornozelo torcido a um ataque cardíaco, estão equipadas com médicos, enfermeiros e especialistas que sabem lidar com esta variedade de distúrbios.
Os centros de trauma recebem pacientes com lesões extremas e complicadas. Nos centros de trauma, laboram médicos altamente treinados que se especializam no tratamento de lesões complexas tais como:
– Feridas de bala ou faca
– Grandes queimaduras
– Lesões traumáticas de acidentes de carro
– Traumatismos cranioencefálicos (TCE)
– Fracturas complexas, expostas.
– Acidentes com elevado número de victimas

Este tipo de serviço é imprescindível se queremos diminuir os índices de mortalidade que temos. Também ajuda a racionaliazar nossos limitados recursos materiais e humanos.

Os serviços de ortopedia empregam a maior parte do tempo cirúrgico no tratamento de fracturas e traumatismos. Com centros de trauma que assumam o tratamento desses pacientes, teriam mais tempo cirúrgico  para  resolver problemas ortopédicos actualmente protelados.

Por outro lado, os especialistas que trabalham em centros de trauma ganham experiência e práctica  na solução das situações complexas do poli-traumatizado. Médicos treinados nestes centros posteriormente podem expandir e aplicar esses conhecimentos ao resto do país.

Bibliografia

–  Public Relations. “Trauma & Critical Care Center-Trauma Center levels”. Khon Kaen Regional Hospital (in Thai). Thailand: Department of Hospital Health
What Is a Trauma Center? ER vs. Trauma Center.

Injury Prevention & Control: Trauma Care at Centers for Disease Control and Prevention

Deixe uma resposta