|| OrtoBlog ||

Acessos: 1032

Os ortopedistas são carpinteiros?

A ortopedia partilha ferramentas, técnicas e até alguns princípios da carpintaria. Alias não podia ser diferente. O esqueleto é constituído por ossos e estes são uma armação de fibras colágenas espaços preenchidos sais minerais. A substancia que media entre as células do osso esta petrificada por sais minerais. Inclusive são necessários canalículos para que os vasos sanguíneos passem. Desde o ponto de vista físico-mecânico o osso é, de todos os tecidos, o mais próximo da madeira. Quem trabalha a madeira é o carpinteiro, dos ossos trata o ortopedista.

É possível ter um segundo episodio de Pólio?

A volta da terceira ou quarta década de vida se desenvolvem, de forma espontânea, sinais e sintomas muito parecido os da doença inicial.

ANGOLA: Crianças anemia falciforme tem maior risco de complicações o Covid-19

Acessos: 98 Crianças Anemia falciforme tem maior risco de complicações ao Covid-19. Estamos sob o ataque do Covid 19. Mesmo não sendo um vírus letal para a maioria (80%), tem sido catastrófico para todos os sistemas de saúde. Contamina que se farta. Quanto mais contaminados, maior numero de casos graves. A pandemia actual ultrapassa a…

Angola: Como recuperar a confiança dos doentes nos serviços médicos?

Em geral os doentes não confiam nos serviços de saúde. Fazer consultas fora do país  continua a ser a opção mais segura.

Eutanásia: Um dano colateral da medicina moderna

Acessos: 21 Em 1990 faleceu meu pai. Um mês antes eu tinha regressado a casa após trabalhar como médico fora do país. Meu pai faleceu na tarde de um domingo qualquer, na casa de banho, a fazer a mesma rotina de sempre. Certo que já tinha apresentado alguns problemas de saúde, era hipertenso, mas cumpria…

Angola: É a vez dos genéricos indianos.

Acessos: 76 O preço dos medicamentos em Angola é insuportável, principalmente para quem sofre doença cronica. Por exemplo, uma caixa de 20 comprimidos de um hipotensor, que em Portugal custa 5,10 euros, custa em Luanda 9.602 kwanzas ou seja, mais de 18 euros. Paga-se o triplo por um medicamento subvencionado no país de origem. Grande…

Ortopedia: Por que operar as fracturas deslocadas da clavícula?

Acessos: 267 Segundo os autores de um estudo recente publicado no Journal Bone and Joint Surgery a ORIF (redução aberta e osteosíntese interna) das fracturas no terço meio da clavícula,  é uma intervenção segura e confiável, que tem resultados funcionais iniciais superiores ao tratamento conservador, isto é só imobilização, sem cirurgia. Os resultados de um estudo…

0 comments

Ser Motard é uma filosofia de vida

Acessos: 117 Subi em uma moto pela primeira vez 54 anos. Também caí de uma moto, pela primeira vez aos 54 anos, minutos depois de ter subido. Felizmente nem a moto, nem eu sofreu grande coisa. Resultado de outras quedas a seguir, foram uma fractura do perónio, quebra do comando da embraiagem, do travão,…

Por que deve proteger seu filho durante as radiografias

Assistimos demasiada frequência a requisições de exames objetivo de acalmar a ansiedade dos familiares. As radiografias também são solicitadas o único objetivo de evitar conflictos legais.

Conheça a nova abordagem da dor crónica

A dor sempre foi objecto de estudo do ser humano e tem um caráter subjectivo

É necessário remover os implantes após consolidar as fracturas?

Acessos: 111 Será necessário remover a placa, os parafusos ou a cavilha depois que a minha fractura consolidar? Talvez seja esta, uma das perguntas mais frequentes dos pacientes submetidos a tratamento algum destes artefactos. A remoção do “hardware”, isto é, dos implantes utilizados nas osteossínteses do osso ainda hoje contínua sem consenso. Por princípio,…