Acessos: 8

Por um defeito profissional sou um bom observador da forma como as pessoas andam. Quase que involuntariamente olho o tipo de marcha, e identifico algum padrão anômalo. E sabem que?.
Até agora não vi qualquer chines a mancar, mesmo aqueles que aparentam a idade onde este tipo de problemas aparece. 

Outra coisa que chama minha atenção é a facilidade com que cruzam  as pernas, e o tempo que ficam agachados. Embora o texto faça referência aos chineses,  outros asiáticos também estão incluidos na observação, por exemplo, os vietnamitas.
Evidentemente já tive doentes asiáticos na minha consulta, mas quase sempre por algum traumatismo. Honestamente não lembro ter visto a radiografia de uma anca ou joelho com osteoartrite.Será que eles não sofrem isso? 

Osteoartrite (artrose) e Artrite Reumatoide

A artrose é uma condição na qual a cartilagem na articulação se desgasta, o que pode levar a dor e a perda de movimento. Existem dois tipos de Artrose. O tipo primário, em que aparece com a idade, e o secundário a algum traumatismo articular. A causa exata da artrose primária é desconhecida, mas é geralmente considerada um problema degenerativo que ocorre com o envelhecimento. 

Em suma, a cartilagem é um tecido suave e macio que reveste as extremidades dos ossos e ajuda a amortecer o impacto durante o movimento. Com o tempo, a cartilagem pode se desgastar devido ao uso excessivo ou a outros fatores, como a obesidade ou o trauma. Quando a cartilagem se desgasta, os ossos da articulação da anca podem começar a raspar um contra o outro, o que pode levar a dor e a inflamação.

A Artrite reumatóide e a osteoartrite são diferentes. Eles compartilham algumas características semelhantes, mas cada um tem seus sintomas e requerem tratamento diferente. A osteoartrite (artrose ) é a forma mais comum de artrite. A principal diferença entre elas é a causa por trás dos sintomas articulares. A osteoartrite é causada pelo desgaste mecânico nas articulações. A artrite reumatoide é uma doença autoimune na qual o próprio sistema imunológico do corpo ataca as articulações do corpo.

O que pode estar acontecendo com os asiáticos?

A maior parte dos asiáticos em Angola são jovens. Definitivamente este é um factor importante, não obstante existem várias teorias que tentam explicar por que os asiáticos tendem a ter menos problemas com as articulações do que os indivíduos de outras raças.

Uma teoria é que os asiáticos têm uma estrutura óssea diferente que os protege contra problemas articulares. Por exemplo, os asiáticos tendem a ter quadris mais estreitos e menos inclinados do que os indivíduos de outras raças, o que pode ajudar a reduzir o estresse sobre as articulações e, assim, diminuir o risco de desenvolvimento de problemas articulares.

Outra teoria é que os hábitos de vida dos asiáticos ajudam a proteger dos problemas articulares. Eles tendem a ter uma dieta rica em frutas, legumes e grãos inteiros, que são fontes de antioxidantes e outros nutrientes importantes para a saúde das articulações. Contudo muitos asiáticos praticam exercícios físicos regulares, como caminhar, dançar ou até yoga, que podem ajudar a manter as articulações fortes e saudáveis.

É importante assinalar que, embora os asiáticos tenham um menor risco de problemas articulares em comparação com outras raças, isso não significa que eles sejam imunes a essas condições. Problemas articulares podem ocorrer em indivíduos de qualquer raça ou etnia e são influenciados por uma variedade de fatores, incluindo idade, histórico familiar, obesidade e outros fatores de risco.

*Precisa consultar um ortopedista?
Dr. Castilho. Ortopedista
Crianças e  Adultos