Informatica, Ortopedia

Aplicações para ortopedistas que eu recomendo…e uso.

Apps para medicos
Apps para médicos

O Google crio em 2006 a categoria “Medical” no Google Play, a sua loja online de aplicações. Dentro desta categoria agrupou uma quantidade de programas, até esse momento dispersos, que eram especialmente utilizados pelos médicos.
Talvez para muitos, isto não teve especial relevância. Eu fique muito entusiasmado (orgulhoso, vaidoso?) porque nenhuma outra profissão tem, que eu saiba, uma categoria específica de aplicações numa loja tão importante. Talvez  um reconhecimento da importância da medicina nas TI (ou vice-versa).

Desde então o número de apps (diminutivo de applications ou aplicativos) para os médicos cresceu muito e hoje temos apps, para quase todas as actividades da nossa profissão. Desde app para registo electrónico dos pacientes, ate apps que controlam e enviam sinais vitais em tempo útil. Muitas delas prontas para baixar e instalar de graça.

A Ortopedia não ficou esquecida neste boom das “medical apps”, no meu telefone tenho algumas que  utilizo frequentemente. Achei justo as partilhar consigo. Escolhi as oito a seguir, não porque penso que sejam as melhores ou coisa parecida, simplesmente porque acredito que se são úteis para mim, também podem ser para si. Duas questões para finalizar, todas são para Android e basta clicar no nome da aplicação para poder ter acesso a ela, espero que gostem porque ainda tem mais…

1- Goniómetro Pro

Goniómetro Pro
Goniómetro Pro

Esta aplicativo tenta substituir o goniómetro de plástico que costumamos levar no bolso. É digital e já foi testado com sucesso, quer por ortopedistas, quer por fisioterapeutas.
Utilizo este goniómetro para medir a amplitude do movimento articular (ADM) nos meus pacientes, assim como ângulos nas radiografias, porem, não é muito prático no ultimo item. É uma boa ferramenta, o recomendo, ainda mais com o difícil que é encontrar por aqui os de plástico.
O programa ocupa 7.12 mb de espaço e a última actualização foi em Maio 2016.
Ver como utilizar  o goniómetro

2-Ortho Traumapedia

Ortho Traumapedia
Ortho Traumapedia

Originalmente desenvolvido por cirurgiões ortopédicos para cirurgiões ortopédicos. Acede ao mais importante no tratamento do trauma esquelético em adultos.
Tem compiladas as condutas mais actualizadas, alem de prover a classificação das mesmas. Tem imagens que ajudam a identificar o padrão da fractura e os achados radiográficos mais relevantes.
Ortho Traumapedia esta organizado em capítulos para fracturas e para as luxações, cada capítulo esta subdivido em factos, imagens, classificação e tratamento. Muito útil para tomar decisões rápidas e acertadas quando não há tempo para revisar os livros. Ocupa 13,38 Mb de espaço no disco.

3- AO Surgery Reference

AO Surgery Reference
AO Surgery Reference

Um dos meus favoritos, e não podia ser diferente, porque tenho no telefone o livro de referência da AO, resumido e actualizado. Este aplicativo tem a classificação das fracturas da AO, com centos de abordagens cirúrgicos e ajudas para decidir a melhor osteossínteses, em determinada fractura.
Entre nos, AO Surgery Reference ajuda, principalmente, a não fazer asneiras. Se não há condições para a cirurgia, conforme é recomendado na app, melhor não inventar. Ok?

4- Consulta CID10 Free

CID10
CID10

Resulta que de uma hora para outra todas as clínicas por aqui exigem o código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde  (CID) nos documentos legais dos pacientes. Estou ciente de que isto vai ao encontro dos padrões internacionais, mas nem sempre o livro com os códigos esta disponível.
Com esta app fica tudo resolvido (mesmo sem conexão a Internet), podemos procurar o código no telefone. A consulta é rápida e directa, não precisa acentuar ou de procurar pelo nome completo do distúrbio, basta só uma parte dele.
Pode ainda, enviar o código por email para a asseguradora ou para um colega. Ahhh… e é gratuita.

5- Multiplier

Paley Multiplier
Paley Multiplier

Calcular a futura discrepância no cumprimento dos membros inferiores, é algo frequente na ortopedia pediatrica.
O método  de Paley D (ver artigo) é o mais utilizado actualmente. Ele consta de uma serie de formulas para fazer o calculo em base a idade, do sexo e do cumprimento dos membros da criança com distúrbio.
Este aplicativo reduz o tempo necessário para fazer os cálculos e ainda diminui os erros.
Se calcular para si é cansativo, utilize o Multiplier.

6- Fig1 -Imagens Médicas

Fig1- Imagens Médicas
Fig1- Imagens Médicas

O intercâmbio de experiências e conhecimentos esta no DNA dos médicos, a gente partilha o que sabe, chama atenção acerca de distúrbios raras ou complexos, etc.
A Internet, desde seus primórdios, despertou o nosso interesse, exemplo disso são as listas de distribuição, das quais ainda sobrevivem algumas.
Mais de 1 milhão de profissionais utilizam o Figure 1 para:
◦ Reconhecer condições raras em seus pacientes
◦ Adquirir novos conhecimentos durante sua prática
◦ Compartilhar casos clínicos educativos com uma comunidade global, resguardando a privacidade dos pacientes
Comunicar-se com outros profissionais a partir de lugares remotos ou isolados

O Fig1-Imagens Médicas basicamente facilita a comunicação entre médicos de qualquer especialidade, permite envio de imagens, comentários e bibliografia. Pense nesta aplicativo como um Facebook de médicos. Grátis e não ocupa muito espaço de disco.

7- Office Lens

Office Lens
Office Lens

Foi considerado como um dos “Melhores Aplicativos de 2015” em EE. UU e Porto Rico para o Google Play. Funciona como um scanner pelo que podes digitalizar documentos importantes, fotos ou cartões-de-visita. O texto impresso é reconhecido automaticamente (usando OCR) posteriormente o podes procurar por palavras ou imagens, copiar e editá-los também.

A função que mais utilizo é a que trata das fotografias. Permite dar um nome específico e guardar a foto num arquivo criado para o efeito. Tenho arquivos de fracturas, tumores, infecções, deformidades, etc. As imagens do meu interesse ficam guardada e catalogadas num deles. O programa deixa recortar a imagem e dar alguns retoques. É gratuito. Ocupa 140Mb

8- Meus pacientes

meus ptesGostei desta app porque não complica. É história clínica electrónica, com os dados básicos, sem muito truque.
Quem faz consultas em diferentes lugares, consegue ter o registo dos pacientes consigo para revisar mesmo em casa.

Obs: Por segurança prefiro não colocar a foto do paciente nem seu nome completo, utilizo sou as inicias. Posteriormente procuro pelo número do telefone ou pelo endereço.

Principais funções:

  1. Nome, sexo, data de nascimento, número da sala, endereço
  2. Classifica e buscar
  3. Dados laboratoriais
  4. O diagnóstico, cirurgia e consultas médicas com preenchimento automático
  5. Fotos
  6. Exporta os dados e faz backup
  7. Seleciona o idioma a utilizar
  8. Suporte adequado de dispositivos com diferentes tamanhos de tela.
Tagged , , ,

About Dr. Santiago Castillo Avila

Ortopedia e Traumatologia |Consultório CMA-Talatona. |Tel: 935-556-684| Luanda. Angola
View all posts by Dr. Santiago Castillo Avila →

Deixe uma resposta